O QUE É ARQUIVO

O Arquivo

Arquivo é o conjunto de documentos em qualquer suporte, produzidos por uma organização, empresa ou indivíduo, que são guardados e ordenados como fonte de informação para a execução de suas atividades. Quando estes documentos encerram o propósito primário são transferidos para o Arquivo Histórico que irá trabalhar com o valor secundário das informações que passam a ter valor cultural e histórico.

O Arquivista

O arquivista é o profissional, de nível superior, capacitado pela sua formação para classificar, avaliar, descrever, preservar e conservar, guardar e recuperar toda informação registrada produzida ou recebida por uma instituição no decorrer de suas atividades. (Associação dos Arquivistas Brasileiros) 

O Arquivo no Inter

O Departamento de Arquivo do Sport Club Internacional foi oficialmente criado no ano de 2009, inicialmente trabalhando apenas com a documentação administrativa do Clube. Em 2012 o Arquivo Histórico do Sport Club Internacional foi estruturado e registrado no Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos – Registro CODEARQ: BR RSFECI; com a preocupação de salvaguardar a memória colorada, trabalhando na organização documental da trajetória do clube.

Seu acervo é composto de documentos em diversos suportes que preservam a história do futebol, de esportes amadores e de toda e qualquer ação que preserve a história desportiva regional e/ou nacional.

O Arquivo Administrativo atende as demandas internas do Clube, como RH, Central de Atendimento ao Sócio e Jurídico, enquanto o Arquivo Histórico lida com a memória social da qual o Sport Club Internacional se inclui. Duas iniciativas distintas, que trabalham juntas na preservação da história colorada.

Principais atribuições do Arquivo Histórico:

  • Preservar documentos e doações como registros de memória, para que as futuras gerações tenham acesso ao patrimônio cultural do Sport Club Internacional;
  • Divulgar o Acervo Histórico, através de ações como postagens no blog: memoriadointer.blogspot.com.br compartilhando com a sociedade em geral o acervo documental do clube e participações enviadas por torcedores.
Consideramos que o clube não contém apenas informações sobre suas atividades esportivas, mas possui também registros sociais e culturais do local onde se encontra.

O Inter está intrinsecamente ligado a memória coletiva e o futebol particularmente faz parte desta memória. Entender a estrutura deste esporte, que faz parte da cultura mundial proporciona a análise do conjunto documental, produzido pela instituição, servindo de ponto de fusão entre arquivo e memória. 

Arquivista responsável 

Yzara Menegaz  - SRTE 1718 - graduada no curso de Arquivologia pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul / especialista em Jornalismo Esportivo pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

O blog Memória do Inter

Criação

Desenvolvido pela arquivista Aline Duarte como uma das atividades do estágio obrigatório do curso de Arquivologia, o Blog Memória do Inter trabalha com a difusão do patrimônio arquivístico colorado.

Colaboração:
Pesquisa e criação de conteúdo:
Bibliotecária Anna Maria Froner Bicca - Biblioteca Zeferino Brazil/FECI

Apresentação

Considerando a importância histórica do acervo do Arquivo Histórico do Sport Club Internacional foi constatada a necessidade de divulgação do mesmo, trabalhando com o acervo fotográfico/documental da instituição. A intenção foi criar uma maior interação entre o Clube e a comunidade colorada. Nesse sentido, buscamos identificar os personagens que fizeram parte da história do Sport Club Internacional, da Fundação de Educação e Cultura e da Biblioteca Zefferino Brazil, reconstruindo o contexto das fotografias/documentos através da colaboração de usuários.

A partir disso foi criado o blog Memória do Inter, uma iniciativa do Arquivo Histórico do Sport Club Internacional, que visa disponibilizar aos colorados e demais membros da comunidade uma aproximação maior da história do Clube do Povo. Postamos informações sobre o acervo, os projetos desenvolvidos e as possibilidades de pesquisa, bem como outras informações sobre a história desportiva regional e/ou nacional.

Layout 

Lançado em dezembro de 2013, o Memória do Inter adotou um layout simples e funcional, como podemos ver abaixo: 


Desde o dia 23 fevereiro de 2015 o blog conta com o layout atual. A mudança ocorre para que o blog se mantenha em constante atualização, apresentando um design mais moderno, mesmo trazendo informações sobre o passado. 

Procurou-se identificar a propriedade e autoria das fotografias, atribuindo os créditos às mesmas sempre que possível.

0 comentários:

Postar um comentário