BIBLIOTECA

A Biblioteca Zeferino Brazil do Sport Club Internacional nasceu de um pequeno acervo bibliográfico nos primórdios de 1929. Contudo, sua fundação foi oficializada em 04 de abril de 1943 na gestão do então presidente Sr. Abelard Jacques Noronha e teve como paraninfo o historiador e escritor Olyntho Sanmartin. Em 1972 a biblioteca passou ser a primeira biblioteca privada de acesso público e em 23/10/1974 com a Divisão Cultural do Departamento de Relações Sociais foi cadastrada junto ao Conselho Estadual de Cultura. Aos vinte e um dias do mês de agosto de 1991 a Biblioteca Zeferino Brazil passou a integrar o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio Grande do Sul e no ano de 2010 obteve sua inscrição junto ao Sistema de Bibliotecas Públicas Brasileiras fornecido pela Fundação da Biblioteca Nacional.

Notáveis Colorados como os Srs. Saul Totta, Jorge Olavo Vianna Blessmann, Jorge Salis de Castro, Álvaro Menezes, Olynto Sanmartin, Gildo Russowski e Diogo Antônio Pastor consolidaram a estrutura sócio-cultural do ‘Clube do Povo’ através das ações da Divisão Cultural do Departamento de Relações Sociais do Sport Club Internacional e disponibilizaram a comunidade um espaço de acesso à cultura. A Biblioteca Zeferino Brazil organizou-se tecnicamente com a gestão do Sr. Alberto Aveiro Campos, bibliotecário da PUC, que se ocupou de processar as obras doadas na ocasião da abertura da biblioteca à comunidade em geral.

A Biblioteca Zeferino Brazil é uma divisão da Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional e localiza-se no 2º andar do Gigantinho abrangendo uma área de 1.200 m². O acervo da Biblioteca conta, hoje, com aproximadamente 80 mil obras dos mais diversos gêneros.

Serviços:

Consulta local;
Empréstimo Domiciliar;
Acesso à web (gratuitamente);
Referência;
Espaço para estudo e leitura.

Horário de Funcionamento:

De segunda a sexta-feira das 9h às 18h.

Você Sabia que:

  • A Biblioteca Zeferino Brazil atende ao público em geral;
  • São realizadas mais de três mil consultas anuais;
  • Atende aproximadamente 2.500 usuários por ano;
  • É visitada por 50 mil pessoas anualmente.
Para consultar disponibilidade de títulos e volumes literários envie um e-mail para: biblioteca@internacional.com.br

Texto elaborado por: Ana Maria Froner Bicca - CRB10-1310

Fonte: Sport Club Internacional. Saul Totta: história da cultura colorada, 1972.

0 comentários:

Postar um comentário