terça-feira, 13 de junho de 2017

Inter enfrenta o América de Minas Gerais



30 de abril de 1912. O América Foot-Ball Club surgia cercado de democracia. O nome do time e as cores que o representariam foram escolhidos por sorteio, com a participação de todos os envolvidos em sua fundação.

Primeira equipe do América
De 1916 a 1925, este time foi Campeão Estadual ininterrupto, tendo este registro ingresso no Guinnes Book. Em 09 de setembro de 1928 o América inaugurou seu estádio: o Otacílio Negrão de Lima conhecido como Estádio do Alamêda mas seu estádio atual é o Independência ( Estádio Raimundo Sampaio) que foi construido para a Copa de 1950 e que pertencia, anteriormente, ao Sete de Setembro Futebol Clube. Por isto é conhecido como Estádio Independência.
O América foi o primeiro time brasileiro a contar com um atleta campeão mundial. Gambetta, jogador do Nacional que havia sido emprestado ao América, representou o Selecionado Uruguaio em 1950.

Internacional e América já se enfrentaram 15 vezes; 09 pelo Campeonato Brasileiro, 03 pela Copa do Brasil e 03 pela Copa Sul Minas. O primeiro jogo foi em 1971, justamente o ano em que o América foi campeão brasileiro de forma invicta. Destes 15 encontros, o Inter tem 09 vitórias, perfazendo um percentual de 60% de aproveitamento.
O mascote do América é um Coelho, criado em 1945. O cartunista criador do mascote foi Fernando Pierucetti, o Mangabeira, e criou o mascote a pedido de um jornal mineiro.
O América-MG já utilizou uniforme de cor vermelha. Em 1933, em protesto contra a profissionalização do futebol, o clube jogou com camisas vermelhas.
Hoje a noite, 13/06/17, o América recebe o Sport Club Internacional, dois gigantes da história do futebol brasileiro que se enfrentam marcados por suas representações regionais. Clubes que legaram ao Brasil craques no selecionado nacional se reencontram em mais um campeonato.  
Texto: Ana Maria Froner Bicca – Bibliotecária
Fontes: Arquivo Histórico e Biblioteca Zeferino Brazil

0 comentários:

Postar um comentário