sexta-feira, 16 de junho de 2017

Inter x Santa Cruz



O Santa Cruz foi fundado em 03 de fevereiro de 1914. A mística do time capaz de superar qualquer dificuldade e reerguer-se quando parecia impossível junto com os mais pobres da sociedade, foi forjada nos primeiros anos do Santa Cruz Futebol Clube. O primeiro obstáculo a ser vencido foi o racismo.
As seções de cartas dos jornais do início século XX costumavam receber queixas diárias contra os “jovens vândalos e negros desordeiros” que “chutavam bolas e trocavam pontapés” na Boa Vista, na rua da Glória e no terreiro em frente à igreja de Santa Cruz. A polícia era chamada, interrompia as partidas.
Os meninos, então, resolveram enfrentar a repressão com ousadia: criaram seu próprio clube, o Santa Cruz, e já no ano seguinte se inscreveram para participar do recém-fundado campeonato contra clubes realmente organizados, repletos de sócios endinheirados, ou contra times de funcionários das empresas inglesas, amadores apenas no nome, pois eram na verdade financiados pelos próprios patrões.
O fato de ser o único time da cidade (assim como do Norte e do Nordeste do Brasil), onde jogava um negro, no caso Teóphilo de Carvalho, o Lacraia, atraiu a simpatia dos mais humildes. Para aumentar a popularidade, os meninos escolheram a campina do Derby, vasto terreno plano onde hoje está a praça do Derby, para mandar seus jogos. Lá não havia arquibancadas nem muro e todos podiam acompanhar os jogos do Santa Cruz. Nos campos da avenida Malaquias e dos Aflitos era preciso pagar para entrar.
Fonte: http://www.santacruzpe.com.br/futebol/os-primeiros-anos/

O Mascote do Santa Cruz Futebol Clube é a Cobra Coral. A escolha foi feita pela semelhança das cores do clube com as cores das listras do animal.Mas vale lembrar, Que o Santa Cruz nasceu alvi-rubro, Só adotando depois o vermelho para se diferenciar de seu rival local da época, O Flamengo.
O Inter jogou 22 vezes com o Santa. Teve 14 vitórias, 04 empates e 04 derrotas. Jogaram 02 'Robertão'; 01 Copa do Brasil; 17 Brasileiros e 02 amistosos. Marcou 39 gols e levou 19. Aproveitamento de 63.63%.

Fontes: Arquivo Histórico e Biblioteca Zeferino Brazil

0 comentários:

Postar um comentário