terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Inter e Carnaval

O Carnaval é uma festa popular, dias para brincar fantasiados ou não, nos blocos ou escolas, elemento da cultura nacional brasileira.
Em Porto Alegre se sabe de vários movimentos carnavalescos a mais de um século. Havia duas grandes sociedades carnavalescas: Os Venezianos e a Esmeralda. Os Venezianos defendiam as cores vermelha e branca, e disputavam o carnaval com a Sociedade Esmeralda, que utilizava as cores verde e branca. "Em 1909, a história do carnaval se confunde com a do futebol entre nós. Torcedores e participantes do grupo Os Venezianos estavam na fundação do Sport Club Internacional, o grande colorado de glórias, orgulho do Brasil. O que explica o vermelho de sua camisa e bandeira". Clicrbs - especial carnaval 

Fonte: Correio do Povo - ANO 115 Nº 91 - PORTO ALEGRE, 30/12/2009 - Correio do Povo
Entenda melhor o início desta ligação no texto da bilbiotecária Ana Maria Froner Bicca
Futebol e Carnaval: a representação do social nas cores do  Sport  Club Internacional
O Sport Club Internacional desde sua fundação em 1909 congrega a cultura popular com a prática desportista. Quando aquele grupo de jovens entusiasmados, sob o comando dos irmãos Poppe, se reuniu para fundar o Internacional, um número expressivo de pessoas interessadas compareceu. Era tanta gente que a ordem do dia, publicada nos veículos de comunicação da época- os jornais-, se quer teve a oportunidade de ser cumprida. Feito que obrigou a ser convocada nova assembléia para 11/04/1909 e de onde se escolheu o nome da nova instituição.
          E esses que afluíram para a primeira assembléia e que com expressiva participação contribuiram para a necessidade de uma segunda quem são? O que acontecia na área social na  Porto Alegre de   1909? Segundo pesquisa de Carlos Lopes dos Santos, o mês que antecedeu a fundação do Inter, foi muito tumultuado. O carnaval, que envolvia quase a totalidade dos jovens da cidade, aconteceu em março e os desfiles dos carros alegóricos acontecia na Rua dos Andradas, onde uma multidão se concentrava para assistir e torcer. Havia na época uma disputa acirrada entre os adeptos da Sociedade Esmeralda e os Venezianos, a competição carnavalesca era oficial e os jovens torcedores provocavam tumultos e conflitos que consequentemente trouxeram prejuízos para comunidade em geral. Os membros das sociedades carnavalescas não aceitavam o resultado do concurso que havia ocorrido, havia a necessidade de se buscar uma solução que apaziguasse os ânimos, eis que surgia a fundação de uma nova sociedade esportiva junto a comunidade: estava nascendo o Sport Club Internacional. Esta poderia ser uma solução apaziguadora.
Os carnavalescos das duas sociedades envolvidas na discórdia compareceram em peso na Assembléia do dia 04/04/1909.  Certamente pretendiam que a nova sociedade surgisse identificada com uma ou outra das sociedades burlescas de Porto Alegre. E de fato aconteceu.
      No dia 11/04/1909 eram definidos o nome da nova Sociedade Esportiva e as cores que a representariam: nascia o Sport Club Internacional (nome sugerido por Henrique Poppe em alusão ao clube pelo qual torcia em São Paulo) e o vermelho e branco como as cores da nova sociedade (que foi escolhida por receber maioria dos votos dos presentes. E que eram as cores da Sociedade Carnavalesca Venezianos). Futebol como prática atlética e com total representação social.
Texto Elaborado por Ana Maria Froner Bicca- Bibliotecária do SCI
Fontes: O Gigante da Beira-Rio. Carlos Lopes dos Santos – Canoas, Do Autor,1984.
O futebol está ligado ao carnaval, seja através de sua torcida com seus instrumentos de percussão e ritmos ou com escolas de samba, algumas  ligadas a torcidas organizadas, como a Gaviões da Fiel ligada ao Corinthians. O Inter não possui escola, mas já foi homenageado com enredos enaltecendo a sua grandeza.
Em 2009, a escola Imperadores do Samba foi campeã na avenida com o enredo homenageando o centenário do clube e foi eleita a campeã de Porto Alegre.
Desfile da escola Imperadores do Samba em 2009
Fonte: site oficial Sport Club Internacional

Fonte: youtube
Para falar em carnaval no Internacional é obrigatório falar de Vicente Rao. Este torcedor fanático, foi pioneiro na criação de torcidas organizadas no futebol. Com sua experiência no carnaval (foi Rei Momo de Porto Alegre durante 22 anos), Rao levou para as arquibancadas a animação dos blocos de rua da Capital. 
 Vicente Rao era acima de tudo colorado. E assim como o carnaval que une as pessoas, ele considerava o Inter o verdadeiro 'Clube do Povo' , como conta na entrevista cedida a Revista Colorada. (no destaque)
O Inter também esteve presente na época dos grandes bailes da capital. Nas décadas de 70 e 80 acontecia o Baile Vermelho e Branco. O tradicional Baile acontecia nas dependências do Gigantinho e atraía multidões para o ginásio.
1984 - Na foto destaque para as presenças famosas de Xuxa e da Rainha das Piscinas, a colorada
 Deise Nunes que em 1986 foi eleita Miss Brasil

Veja mais: 

Fontes:
Acervo /Arquivo Histórico SCI/Biblioteca Zeferino Brazil
Sport Club Internacional
Imagens sobre Vicente Rao - Revista Colorada - Ano 1 - nº 2 - Jan. Fev. Mar. de 1958
Imagens Inter melhor carnaval - Jornal do Inter Abril 1984 p.13
estas publicações estão disponíveis para pesquisa na biblioteca Zeferino Brazil na FECI - Sport Club Internacional





0 comentários:

Postar um comentário