sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Futebol Feminino: pioneirismo no Internacional

Que o Sport Club Internacional traz em seu legado a presença da mulher em sua história, isto já é fato para quem bem conhece seu Clube. Maria Von Ockel em 1918, primeira sócia feminina no Inter, deu início a participação da mulher  na grandeza deste Clube.
Citamos Maria para falar de  Daniela, de Suzana, de Sabrina, de Eduarda, de Ligia e tantas outras mulheres que trilharam o mesmo caminho: o pioneirismo em uma prática esportiva hegemonicamente masculina – o futebol.
Desejamos,  principalmente, falar de um Clube que em sua história teve a grandeza de criar um time de Futebol Feminino. O primeiro time surgiu em 1984 e já em 1987 o Inter consagrava-se em 3º Lugar no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino.
Durante vários anos, no Rio Grande do Sul, não existiram  relatos de outra instituição com a estrutura do Inter apoiando o Futebol Feminino. E em 1996 por iniciativa de uma ex-atleta, Eduarda M. Luizelli, o Internacional retoma a prática do Futebol Feminino.
A partir deste feito, o futebol das Gurias deslanchou. O Inter foi vitorioso em várias competições.
E não era só no futebol de campo que as vitórias eram rubras, o futsal também demonstrava sua força e participação.
O Internacional sempre soube a hora de apostar em seus talentos. As atletas que despontavam com o futebol,  consolidavam , oportunamente, o Clube como a instituição que maior apoio prestava à prática desta modalidade.
As conquistas se multiplicavam, o Internacional  foi Tri-Campeão Gaúcho, conseguiu o 5º Lugar no Campeonato Brasileiro em 1999.
Em 2000 a equipe Colorada consagrou-se Campeã da Copa Sul e em 2001 conquistou o Bi-Campeonato , também neste ano foi Campeã da Copa Cidade de Gravataí e ficou com o 3º Lugar no Campeonato Brasileiro.
Com todos os resultados positivos alcançados ao longo das temporadas, as atletas do Futebol Feminino do Internacional também tiveram participação no selecionado brasileiro. Desde 1999 o Inter teve representação na Seleção Brasileira. As  primeiras convocadas, em 1999,  foram Sônia e Maria depois em 2002  Priscilla, Solange, Rosana Maria e Karina representaram o Internacional. Neste ano o Inter conquistou o Tetra Campeonato Gaúcho depois de jogar a final com o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
  Em 2003 o Inter foi Campeão dos Jogos de Porto Alegre nas categorias Mirim, Infantil e Juvenil e Vice Campeão na categoria Infanto. Todos no futebol de campo. E a equipe adulta do Internacional foi Tri Campeão Adulto no Metropolitano, Campeão Brasileiro com a Infantil, Vice Campeão Brasileiro com a Infanto Juvenil. Além de outros títulos como Campeão do Torneio Emancipação em Novo Hamburgo e Penta Campeão Gaúcho.
  No ano de 2004  o Internacional mais uma vez cedeu atletas para a Seleção Brasileira: Rosana e Solange foram convocadas para formar a equipe que disputaria os Jogos Olímpicos de Atenas.
   O sucesso das Meninas do Futebol do Inter sempre foi promissor ao Clube. A banda Skank durante uma temporada de shows em Porto Alegre fez questão de bater uma bola com as atletas do Internacional.
 O feminino sempre esteve presente na grandeza deste Clube
Fichas de algumas atletas do futebol feminino
Fonte: Arquivo Histórico/Departamento de Futebol
Grupo feminino da década de 1980
Material promocional da equipe feminina - década de 1990

Texto:Ana Maria Froner Bicca – Bibliotecária do SCI
Fonte:Acervo da Biblioteca Zeferino Brazil/Arquivo Histórico SCI

0 comentários:

Postar um comentário