sexta-feira, 8 de maio de 2015

40 anos da conquista do Campeonato Brasileiro de 1975

No próximo domingo (10/05) acontece a estréia do Internacional no Campeonato Brasileiro 2015.  Aproveitando o momento, hoje vamos falar sobre os 40 anos da conquista do primeiro título brasileiro do colorado, conquistado em 1975. Em um campeonato que contava com 42 equipes, o Inter sagrou-se campeão absoluto, tornando-se o primeiro time gaúcho a conquistar um Brasileirão.
Fonte: Sport Club Internacional.
O time base da conquista, que podemos ver na imagem acima, contava com: Valdir, Manga, Figueroa, Hermínio, Chico Fraga e Falcão. Valdomiro, Caçapava, Flavio, Carpegiani e Lula. 

O primeiro jogo do Inter em casa naquele campeonato aconteceu no dia 20 de agosto, e levou milhares de pessoas ao estádio Beira-Rio. Os colorados, que vinham de uma sequencia de conquistas no Campeonato Gaúcho e boas colocações nos Brasileiros anteriores, estavam cheios de vontade para faturar o título daquele ano.


Sofrendo apenas três derrotas durante o campeonato foi garantindo o apoio incondicional da torcida durante todas as rodadas. Já nas semifinais, diante de um Maracanã lotado (estima-se 97 mil pessoas) o Internacional bateu o Fluminense de Rivelino por 2 a 0, com gols de Lula e Carpegiani, e carimbou o passaporte para a grande final do Campeonato Brasileiro de 1975. 

Com esse resultado o Inter chegou com tudo para a grande final no Beira-Rio contra o Cruzeiro no dia 14 de dezembro. Mais de 80 mil colorados encheram as arquibancadas do estádio colorado para ver, aos onze minutos do segundo tempo, a falta sofrida por Valdomiro ao lado da área. A torcida não sabia que estava prestes a presenciar um marco na história do clube: O Gol Iluminado. Valdomiro cobrou a falta e Figueroa subiu mais alto que os zagueiros do Cruzeiro. Nesse mesmo instante um único raio de sol iluminou a área cruzeirense bem onde estava localizado o zagueiro colorado e assim aconteceu o gol que deu ao Inter o primeiro título brasileiro.  Inter 1 x 0 no Cruzeiro e uma festa inesquecível! 
Fonte: Site do Sport Club Internacional.
Impossível falar da conquista daquele ano sem dar destaque a Dom Elias Figueroa, o zagueiro que deu ao Inter o gol da vitória e confirmou seu nome como um dos maiores ídolos da torcida colorada. Chegou ao Internacional em 1971 e acumulou diversas conquistas: Campeonato Citadino (1972), Campeonato Gaúcho (1971, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1976) e Campeonato Brasileiro (1975 e 1976). O capitão da equipe colorada é lembrado por ser um jogador quase perfeito, que jogava com precisão e garra. 

Fonte: Sport Club Internacional.
O artilheiro do campeonato de 75 foi o colorado Flávio e um dos destaques da competição foi o jovem Falcão, que despontava como jogador destaque no Sport Club Internacional. Para saber mais sobre o Campeonato Brasileiro de 1975, clique aqui.

3 comentários:

  1. O Claudio Duarte era o titular da lateral direita. Machucado, não pode jogar a final.

    ResponderExcluir