segunda-feira, 10 de março de 2014

O Inter foi a base da Seleção Brasileira nas Olimpíadas de 1984


A primeira medalha de prata conquistada em jogos olímpicos pela Seleção Brasileira de Futebol teve grande participação de jogadores do Internacional. A conquista ocorreu nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, quando a França ficou com a medalha de ouro. Foi a melhor colocação do país na história dos jogos olímpicos, juntamente com as edições de Seul em 1988 e Londres em 2012.

O Internacional cedeu à Seleção Brasileira sete jogadores titulares: Gilmar Rinaldi, Pinga, Mauro Galvão, André Luiz, Ademir Kaefer, Dunga e Silvinho. Milton Cruz, Kita e Paulo Santos também integraram a delegação e participaram de algumas partidas como reservas. A Seleção Brasileira também contou com jogadores de outros clubes. O treinador era Jair Picerni do Corinthians.

A estreia brasileira nas Olimpíadas de Los Angeles ocorreu no dia 30 de julho, contra a Arábia Saudita, vencendo por 3x1. O segundo jogo, contra a Alemanha, foi vencido por 1x0, no dia 1º de agosto. No dia 3, o Brasil venceu o Marrocos, por 2x0. Contra o Canadá, o Brasil empatou em 1x1 e venceu nos pênaltis por 5x3, no dia 6. Contra a Itália, dia 8, a Seleção só obteve um empate por 1x1, conseguindo a vitória na prorrogação por 1x0.

A decisão pela medalha de ouro aconteceu no dia 11 de agosto, no Rose Bowl Stadium, em Pasadena, com o público de 100 mil pessoas. Mas o Brasil foi derrotado por 2x0 pela França e ficou com a medalha de prata. Ao longo da competição, a Seleção Brasileira marcou nove gols e sofreu cinco. Gilmar, do Flamengo, foi o artilheiro da equipe com quatro gols. Dunga marcou dois gols e Silvinho, Kita e Ronaldo fizeram apenas um cada.

Texto:
Fagner Dornelles de Souza
Equipe de Pesquisa Histórica
Museu do Sport Club Internacional Ruy Tedesco

Abaixo um trecho do Relatório de Atividades do Departamento de Futebol de 1984.


Fonte: Arquivo Histórico do Sport Club Internacional.

0 comentários:

Postar um comentário