segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Você conhece Vicente Rao?


Vicente Rao nasceu em 04 de abril de 1908, exatamente um ano antes do Sport Club Internacional ser fundado. Trabalhava como bancário, mas passou a participar de atividades extras no ano de 1931. Neste ano tornou-se sócio do "Clube do Povo" e iniciou sua participação nas atividades carnavalescas de Porto Alegre, criando o bloco "Banda Filarmônica do Faxinal".



Rao atuou como jogador profissional do Inter na década de 30, no entanto não seguiu adiante na carreira. Apesar disso continuou tendo uma forte ligação com o Clube, ligação essa que o fez criar as primeiras escolinhas de futebol do Sport Club Internacional. Na fotografia abaixo podemos observar Rao em um dia de inscrição em uma das escolinhas. 


Vicente Rao foi um torcedor fanático, sendo pioneiro na criação de torcidas organizadas no futebol. Com sua experiência no carnaval (foi Rei Momo de Porto Alegre durante 22 anos), Rao levou para as arquibancadas a animação dos blocos de rua da Capital. 




Além de jogador, Rei Momo, chefe de Torcida Organizada e professor das escolinhas do Inter, Vicente Rao ainda foi o Papai Noel oficial de Porto Alegre. Em 1954, em uma festa promovida pela prefeitura, Rao se fantasiou de Papai Noel e desceu em um helicóptero no Parque da Redenção. 



Vicente Rao morreu em setembro de 1973, mas não devemos nunca esquecer do homem que tanto fez pelo nosso amado Clube do Povo! 

Rao com a faixa de jogador nº 12.

Fontes:
Acervo /Arquivo Histórico SCI/Biblioteca Zeferino Brazil
Sport Club Internacional
Veja mais:

0 comentários:

Postar um comentário